Influência da Modificação da Lógica Interna nas Emoções Percebidas em Adolescentes Escolares Durante as Sessões de Expressão Corporal
Por Jose Martín Gamonales-puerto (Autor), David Mancha-triguero (Autor), Alejandro Bastida-castillo (Autor), Miguel ángel Redondo-garrido (Autor), Carlos David Gómez-carmona (Autor).
Em Movimento v. 25, n 1, 2019. Da página 5009 a -
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da modificação da lógica interna nas emoções percebidas durante as atividades de expressão corporal em alunos do ensino médio. 80 estudantes (idade: 13,01±0,98 anos, sexo: meninos n=49, meninas n=31, ano escolar: 1ºESO n=28, 2ºESO n=30, 3ºESO n=22) participaram voluntariamente deste estudo. Duas sessões foram compostas por cinco atividades, separadas por uma semana, onde a lógica interna entre sessões foi modificada. Foi utilizada a Escala de Jogos e Emoções Esportivas (GES) modificada para a análise das emoções. Uma modificação na lógica interna influencia diretamente as emoções negativas, mantendo altos os valores das emoções positivas. A satisfação durante a prática está relacionada à emoção da alegria e inversamente relacionada à vergonha da emoção. Em conclusão, o trabalho e análise de emoções é importante para alcançar maior prazer e satisfação nos alunos.