Resumo

Introdução: A melhor relação entre comprimento e frequência de passada na corrida é objetivo de diversos estudos, porém a literatura não apresenta dados referentes à distância de 400 metros.

Objetivo: Avaliar a influência da modulação da frequência de passada (FP) na corrida de 400 metros sobre a frequência cardíaca (FC) e o comprimento da passada.

Métodos: Participaram do estudo 10 homens saudáveis (26 ± 3 anos). Realizaram-se três séries de 400 metros com intervalos de 5 minutos de repouso, utilizando: FP preferida; FP 10% menor; e FP 10% maior. Houve randomização da ordem das séries e a FC foi monitorada durante os testes e no repouso. Os dados de comprimento e FP, FC média durante a corrida, FC máxima e amplitude da FC na recuperação foram comparados utilizando testes t de Student, associados à avaliação da magnitude das diferenças (effect sizes – ES). Efeitos substanciais foram considerados quando grandes magnitudes de diferença (ES>0,8) e p<0,05 foram observados.

Resultados: Não houve diferença substancial para a FC média durante as corridas com diferentes relações entre frequência e comprimento de passada. Comparando FC média durante a corrida, FC máxima e amplitude desta no período de recuperação, não se observou diferença significativa segundo FP preferida e FP maior.

Conclusão: A variação na FP 10% maior ou menor do que a FP preferida não foi suficiente para afetar a FC.

Acessar