Resumo
Frequência de conhecimento de resultados (CR) refere-se à quantidade de CRs fornecidos em uma sessão de prática, classificada em frequência absoluta (total de CR fornecido) e relativa (proporção de CR em relação ao número de tentativas de prática). Nos estudos sobre frequência de CR, duas formas são utilizadas para manipular a frequência relativa de CR: uma, fixar a frequência absoluta de CR e variar a quantidade de prática. Outra, manipular a frequência absoluta, mantendo constante o número de tentativas de prática. Ao comparar os resultados dos estudos de frequência de CR entre fixar a frequência absoluta ou fixar o número de tentativas, verificou-se o aumento da quantidade de prática quando se fixa a frequência absoluta. A presente pesquisa buscou investigar se há influência da quantidade de prática no estudo de frequência de CR na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram do estudo, 48 universitários, destros, sem experiência prévia na tarefa arremessar um dardo de salão ao alvo, com o movimento póstero-anterior do braço dominante. Os participantes foram divididos em quatro grupos experimentais (G100%, G33%a, G33%b e G11, 1%). Na fase de aquisição, os grupos G100% e G33%a realizaram 60 tentativas e receberam 60 e 20 CRs, respectivamente e os grupos G33%b e G11,1% realizaram 180 tentativas e receberam 60 e 20 CRs, respectivamente. Após a fase de aquisição, todos os grupos realizaram 10 tentativas sem CR, nos testes de transferência imediata (TI), atrasada (TA) e atrasada (T3). Os resultados dos testes mostraram que os grupos com frequências relativas reduzidas apresentaram menor erro e variabilidade que o grupo de alta frequência relativa de CR e que uma maior quantidade de prática mostrou-se benéfica apenas para uma frequência relativa ótima de CR. Concluiu-se que a frequência relativa reduzida é mais efetiva que alta frequência (100%) e que maior quantidade de prática contribuiu apenas para uma frequência relativa ótima.