Influência de Uma Intervenção Utilizando a Prática Variada e em Blocos no Desempenho das Habilidades de Controle de Objetos
Por Guilherme Eugênio Van Keulen (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor), Nadia Cristina Valentini (Autor), Ruy Jornada Krebs (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 11
Resumo
Baseado no Efeito da Interferência Contextual (EIC), investigou-se a influência de uma intervenção motora no desempenho das habilidades de controle de objetos. Participaram 60 crianças de seis e sete anos, alocadas em três grupos: prática randômica (GR), prática em blocos (GB), grupo controle (GC). As habilidades foram testadas com o Test of Gross Motor Development - 2 (TGMD-2). O delineamento experimental incluiu os períodos: pré-teste, sessões práticas (12), pós-teste. Da intervenção participaram, GR e GB. A análise descritiva demonstrou desempenho adequado das crianças, conforme o TGMD-2. No pós-teste, o teste de Kruskal-Wallis detectou diferença significativa entre grupos. O teste de Mann-Whitney indicou que GR foi superior a GB. Na análise intragrupos o teste de Wilcoxon mostrou melhora significativa em GR (p = 0,0004) e GB (p = 0,004). Concluímos que a intervenção melhorou o desempenho motor das habilidades de controle de objetos, e GR apresentou o melhor desempenho no pós-teste.