Influência do aquecimento, nível de atividade física e percentual de gordura corporal no tempo de reação de socos e chutes em praticantes adultos de kickboxing
Por Matheus Rodrigues Gomes (Autor), Andressa Oliveira Barros dos Santos (Autor), Juliana Brandão Pinto de Castro (Autor), Dirceu Ribeiro Nogueira da Gama (Autor), Giulio Cesar Pereira Salustiano Mallen da Silva (Autor), Rodrigo Gomes de Souza (Autor).
Resumo
O objetivo foi investigar a influência do aquecimento, do nível de atividade física e da porcentagem de gordura corporal no tempo de reação de kickboxers adultos. O nível de atividade física de vinte kickboxers foi analisado usando o instrumento IPAQ-SF, sua composição corporal usando bioimpedância e seu tempo de reação usando TReaction. O soco direto e o chute sem aquecimento apresentaram os maiores tempos de reação (p<0,05). Houve correlações entre o tempo de reação do chute sem aquecimento e o percentual de gordura (r = 0,524; p = 0,018), e chutes sem aquecimento e o nível de atividade física (r = -0,560; p = 0,010). O nível de atividade física e a porcentagem de gordura corporal são variáveis que afetam o tempo de reação do chute dos kickboxers. Além disso, o aquecimento teve uma influência positiva na redução do tempo de reação.