Influência do Conhecimento Tático Processual no Comportamento Tático Durante Diferentes Pequenos Jogos no Futebol
Por Gibson Moreira Praça (Autor), Cícero Luciano Alves Costa (Autor), Frederico Falconi (Autor), André Gustavo Pereira de Andrade (Autor), Mauro Heleno Chagas (Autor), Pablo Juan Greco (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 12
Resumo
Este estudo comparou o comportamento tático de jogadores de futebol com diferentes níveis de conhecimento tático processual (CTP) durante Pequenos Jogos (PJ) praticados com superioridade numérica. Dezoito atletas de futebol do sexo masculino configuraram seis equipes de três jogadores cada, três delas compostas pelos atletas com maior desempenho no teste de CTP e as outras três equipes constituídas pelos jogadores com menor desempenho. Realizaram-se seis dias de coleta, totalizando 24 séries de jogos de 4 minutos de PJ. Utilizou-se ANOVA Two-way (grupo x jogo) para análise dos dados. Resultados apontaram ausência de interação entre fatores grupo e jogo, sendo estes analisados isoladamente. No fator grupo observou-se diferença significativa no parâmetro “espaço sem bola”, realizado com maior frequência no grupo com menor conhecimento tático. No fator jogo, a configuração 3vs.3 apresentou maior incidência de penetrações, enquanto a configuração 4vs.3 apresentou maior incidência de unidade (ofensiva e defensiva), cobertura defensiva e equilíbrio de recuperação. Conclui-se haver diferenças nas configurações de jogo, cabendo às comissões técnicas adequá-las à intencionalidade da sessão de treino.