Influência do Contexto de Prática no Desempenho do Arremesso Por Cima do Ombro
Por Rute Estanislava Tolocka (Autor), Idico Luiz Pellegrinotti (Autor), Samuel Bento da Silva (Autor), Vitor Antonio Cerignoni Coelho (Autor).
Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar o nível da habilidade motora básica de arremessar por cima do ombro em três contextos diferentes (teste formal [T], festival de arremessos [F] e um jogo de arremessar [J]) e se os contextos podem influenciar o nível habilidoso. Nas três situações, 45 crianças entre sete e oito anos de idade executaram três tentativas. A maioria não atingiu os níveis esperados para faixa etária. O teste de Friedman foi utilizado para comparação dos resultados obtidos nos diferentes contextos. O nível de habilidade motora variou significativamente quando comparados os resultados da situação de jogo em relação as outras duas. As diferenças entre os contextos foram estatisticamente significantes nos seguintes componentes do arremesso: oscilação preparatória entre os contextos de T e J; J e F em todas as tentativas. Na ação do antebraço a variabilidade apareceu entre F e J. Na ação do úmero a variância foi entre o F e J. Em relação aos níveis motores intragrupos, houve diferença estatisticamente significante na situação T apenas na oscilação preparatória, na F a variabilidade ocorreu nos membros inferiores, tronco e oscilação preparatória e no jogo apenas nos membros inferiores. A maioria das crianças não atingiram os níveis esperados da habilidade motora. Verificou-se a relação entre esses contextos, as restrições da tarefa e os níveis de habilidade. Há evidências de que demandas do ambiente podem influenciar o nível de habilidade motora demonstrado.