Influência do efeito da idade relativa na participação de jogadores de futebol na liga inglesa
Por AA Nascimento Júnior (Autor), IT Costa (Autor), VR Machado (Autor), RD Alhadas (Autor), Cardoso FSL (Autor).
Resumo
O sucesso esportivo é resultado de uma combinação multifatorial, incluindo fatores como as características ambientais e características individuais. Entre as características individuais, a data de nascimento é um fator amplamente pesquisado, devido às diferenças do desenvolvimento físico e maturacional que ocorrem nos atletas nascidos nos primeiros meses do ano em comparação aos nascidos nos últimos meses, denominado Efeito da Idade Relativa.
Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar a influência do Efeito Idade Relativa (EIR) na participação de jogadores de futebol de diferentes posições em jogos da Liga Inglesa de 2019.
Metodologia: A amostra foi composta por 3.162 jogadores de futebol profissional dos 20 clubes que competiram na Liga Inglesa de 2019 (224 goleiros, 1379 defensores, 884 meio-campistas e 675 atacantes).
Resultados: Os resultados indicaram a presença do EIR nesta amostra. Em relação ao tempo de jogo, não houve diferenças significativas entre jogadores dos diferentes quartis, embora exista uma tendência indicando que os jogadores do último quartil (Q4) jogam mais tempo do que os outros. Finalmente, ao analisar os três intervalos de tempo (T1 = 0-1000min) / (T2 = 1001-2000min) / (T3 = 2001min), nota-se que para todos os quartis as diferenças tendem a permanecer semelhantes, independentemente da posição.
Conclusão: Portanto, podemos concluir que as vantagens do EIR não continuam influenciando no nível profissional. Os resultados encontrados neste estudo são relevantes para reforçar as sugestões de melhoria nos processos de identificação e seleção de talentos, permitindo igualdade de possibilidades para jogadores nascidos em diferentes épocas do ano.