Resumo

Introdução

A natação de alta intensidade requer que os atletas tenham uma força explosiva, resistência, tolerância ao ácido láctico, metabolismo aeróbico e outras qualidades. O treinamento físico pré-competição é baseado principalmente no treinamento de alto intervalo, o que pode promover a síntese de ATP-CP no corpo. Ele pode aumentar a resistência ao ácido láctico e promover a sua eliminação.

Objetivo

Este artigo explora o efeito do treinamento pré-competição de alta intensidade sobre a aptidão física dos nadadores. Os resultados podem ser usados como referência para os nadadores realizarem treinamentos de alta intensidade antes da competição.

Métodos

Oito nadadores foram selecionados por amostragem aleatória. Os sujeitos do estudo receberam oito semanas de treinamento de alta intensidade antes da competição. O metabolismo dos gases e os limiares anaeróbicos dos atletas foram detectados antes e depois do treinamento. Paralelamente, os indicadores fisiológicos e químicos dos sujeitos experimentais foram detectados neste trabalho. Finalmente, este trabalho analisa os resultados experimentais empregando estatísticas matemáticas.

Resultados

A função metabólica dos atletas alterou-se significativamente no último período de treinamento pré-competição (P<0,05). A concentração sérica de lactato não teve efeito significativo no limiar anaeróbico (P>0,05).

Conclusão

O exercício de alta intensidade tem um efeito especial de promoção na melhoria da qualidade física dos nadadores. Este exercício pode estabelecer uma base sólida para a aptidão física do nadador. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Acessar