Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), é um transtorno neuropatológico, que acomete de crianças à adultos, seu diagnosticado acontece próximo aos 12 anos de idade. Os sintomas mais caracteristicos são a desatenção, impulsividade e a hiperatividade. O TDHA causa alterações na captação de neurotransmissores como a dopamina e noradrenalina, modificando assim o funcionamento de áreas relacionadas a inibição de ações e tomada de decisão. Dentre o tratamento estão recursos farmacológicos e terapia cognitivo comportamental (TCC), o exercício físico também aparenta ser uma excelente estratégia para o público com TDHA devido aos benefícios na saúde mental conhecidos dentro da literatura. Objetivo: observar os benefícios da prática de exercícios físicos para crianças com TDHA, por meio de revisão da literatura. Materiais e métodos: foi feita uma revisão bibliográfica integrativa, nas plataformas virtuais Science Direct, Portal BVS, e Pubmed, com os seguintes termos “atividade física”, “TDHA”, “TDHA e atividade física”, tanto em português, inglês e espanhol. Como critério de exclusão foram retirados, estudos que não se enquadrassem com a temática ou artigos em duplicidade. Discussão: O exercício físico é um aliado para tratamento de algumas comorbidades, para o público infantil diagnosticado com TDHA, a atividade física aeróbica apresentou melhorias importantes nas funções executivas de seus praticantes, sendo que as funções executivas são amplamente prejudicadas pelo transtorno do TDHA, também foram observados benefícios em domínios cognitivos, coordenação motora, aprimoramento no comportamento e declínio dos sintomas do TDHA no público praticante de Exercício físico. Conclusão: Como resultado do exposto, foi possível perceber que o exercício físico aderido durante a infância, é capaz de colaborar com a diminuição dos sintomas em crianças com TDHA, podendo auxiliar nos sintomas, durante a adolescência e vida adulta, servindo como recurso não farmacológico no tratamento desse público.