Influência do Exercício Intervalado de Alta Intensidade e da Alimentação Intermitente Sobre a Capacidade Funcional e Perfil Nutricional de Ratos
Por Marianna Rabelo de Carvalho (Autor), Jéssica Maria Lira de Oliveira (Autor), Maria Lua Marques de Mendonça (Autor), Camila Souza de Morais (Autor), Gabriel Elias Ota (Autor), Ellen Fernandes Duarte (Autor), Albert Schiaveto de Souza (Autor), Rodrigo Juliano Oliveira (Autor), Katashi Okoshi (Autor), Marina Politi Okoshi (Autor), Silvio Assis de Oliveira Júnior (Autor), Paula Felippe Martinez (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: Na literatura, há evidências que exercício intervalado de alta intensidade e alimentação intermitente, de forma isolada, são capazes de promover redução da massa e da gordura corporais. No entanto, ainda é pouco esclarecido o papel da associação entre estas duas intervenções sobre capacidade funcional, comportamento nutricional e composição corporal. Objetivo: Avaliar a influência da associação entre alimentação intermitente e exercício físico intervalado de alta intensidade sobre capacidade funcional, variáveis nutricionais e composição corporal de ratos. Método: Ratos Wistar machos (n=48) foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos: Controle (C), Alimentação Intermitente (AI), Exercício Físico (Ex), Exercício Físico Alimentação Intermitente (EAI). Os grupos C e Ex foram tratados com dieta comercial padrão para roedores ad libitum. Os grupos AI e EAI receberam a mesma ração padrão, administrada em dias alternados com dias de jejum total. Ademais, os animais dos grupos Ex e EAI foram submetidos a protocolo de exercício intervalado de alta intensidade em esteira rolante (5 vezes/semana durante 12 semanas). Teste de esforço máximo em esteira rolante foi realizado para avaliar a capacidade funcional. Durante o período experimental, foram coletados diariamente o consumo alimentar e semanalmente a massa corporal dos animais. Para cálculo da adiposidade, foi removido tecido adiposo dos compartimentos retroperitoneal, epididimal e interescapular após eutanásia. Resultados: Os dados estão apresentados na tabela a seguir.
Conclusão: A combinação entre exercício intervalado de alta intensidade e alimentação intermitente melhora a capacidade funcional e reduz o conteúdo adiposo e a massa corporal de ratos.