Resumo

Resumo: Introdução: O envelhecimento pode ser entendido como um processo dinâmico e progressivo, caracterizado tanto por alterações morfológicas, funcionais, psicológicas, cognitivas e fisiológicas, as quais determinam a progressiva perda da capacidade de adaptação ao ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e incidência de patologias nos idosos. O treinamento de força possui grande impacto na reversão da perda da função física em idosos, gerando como reposta aumento/manutenção da força muscular. A dupla tarefa é definida como o ato de realizar duas tarefas simultaneamente, sendo uma primária motora, e uma secundária cognitiva. Este tipo de atividade é caracterizado pela necessidade da atenção em duas atividades, exigindo desta forma maior foco. Objetivo: Verificar se o treinamento de força, com e sem dupla tarefa, proporciona alterações nas capacidades físicas, funcionais e parâmetros cognitivos. Avaliar: 1) capacidades funcionais; 2) capacidades físicas (força) 3) aspectos cognitivos; 3) concentrações de BDNF no sangue; 4) comparar esses, entre os dois grupos, treinamento de força em dupla tarefa, com o treinamento de força isolado. Métodos: o presente estudo é caracterizado como um estudo longitudinal de 16 semanas de intervenção com treinamento de força em idosos robustos (n=25, 68± 6.3, 162±1.1, e 73.1±13.1), sendo dois grupos (treinamento de força [TF] isolado [n= 12] e treinamento de força em dupla tarefa [DTF] [n= 13]). Os sujeitos do DTF tinham que realizar duas tarefas ao mesmo tempo, um tarefa física (treinamento de força) e uma tarefa cognitiva (fluência verbal) conjuntamente. Já, os sujeitos do TF realizavam só treinamento de força. Os dados foram apresentados em média ± desvio padrão para todas as variáveis, adotou-se diferença significativa para p ? 0,05. Resultados: Houve melhoras em relação ao tempo (entre pré e pós) para ambos os grupos, para os testes funcionais [velocidade da marcha acelerada, sentar e levantar 5 vezes e time up and go (TUG), e força (força de pressão manual e teste de uma repetição máxima [leg press, puxador pela frente e cadeira flexora]), sem diferenças significativas entre grupos. Nos parâmetros cognitivos houve melhora significativa entre os momentos, para ambos os grupos no teste TUG cognitivo. Houve diferenças significativas para fluência verbal (FV) [FV Semântica 28% e FV Fonológica 31,5%], e nas concentrações de BDNF ( 52.9%) apenas para o grupo DTF (P? 0.05). Não houveram diferenças significativas na composição corporal para ambos os grupos. Sem diferenças significativas entre grupos. Conclusão: O treinamento de força em dupla tarefa parece ser uma nova e interessante abordagem de intervenção com idosos, que resulta em benefícios físicos, funcionais e cognitivos em uma só atividade, demonstrando ser uma ótima alternativa para aqueles que pretendem gozar dos benefícios físicos e cognitivos

Citação: ARCILA CASTAÑO, Luz Albany. Influência do treinamento de força, com e sem dupla tarefa, em idosos saudáveis: aspectos físicos, morfofuncionais e cognitivos. 2019. 1 recurso online (60 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

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