Influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças: uma revisão sistemática
Por Tárcio Amancio do Nascimento (Autor), Juliane Camila de Oliveira Ribas (Autor), Isabela Almeida Ramos (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
Os jogos e brincadeiras são estratégias que auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças. Entretanto, na literatura, ainda não foi encontrada uma revisão sistemática sobre os impactos dessas experiências na cognição das crianças. Além disso, ainda existem lacunas em relação aos efeitos e associações dos jogos e brincadeiras ativos no desenvolvimento cognitivo infantil. Objetivos: Sintetizar na literatura científica estudos que investigaram a influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças. Referencial Teórico: Jogos e brincadeiras são atividades voluntárias que diferem do cotidiano das crianças, possuindo normas e regras aceitas por todos os participantes e objetivos específicos que proporcionam diversão, tensão, prazer e alegria. Durante essas atividades, é possível fornecer ao praticante vários tipos de estímulos motores, cognitivos e sociais. Jogos e brincadeiras ativos podem ser definidos como atividades físicas que auxiliam no gasto energético, geralmente praticadas em ambiente aberto, promovem o divertimento e podem ser realizadas em qualquer intensidade. Materiais e métodos: As bases de dados empregadas nesta revisão foram: Lilacs, PsycINFO, Pubmed, Scielo e Scopus. Foram incluídos artigos com crianças que utilizaram jogos e brincadeiras ativos com delineamento observacional ou experimental. Não foi estabelecida data e como parâmetro para inclusão de artigos, e o processo foi encerrado no dia 25 de abril de 2021. Para avaliar a qualidade dos artigos foi utilizada a RoB 2: a revised tool for assessingrisk of bias in randomised trials. Resultados e Discussão: Cinco estudos foram incluídos a partir dos critérios de elegibilidade. O número total de participantes dos estudos incluídos nesta revisão variou de 27 a 460 e obteve total 832 crianças. Todos os estudos apresentaram delineamento experimental, mais especificamente, dois artigos foram do tipo Cluster realizados de forma crônica e três estudos com desenho Crossover com intervenções aguda. Foram encontrados três estudos que mostraram efeitos positivos dos jogos e brincadeiras na atenção, tempo de reação e funções executivas, tais como controle inibitório, raciocínio lógico, fator verbal, fator numérico, fator espacial e inteligência geral em crianças. Sobre a analise de qualidade foi observado que é necessário uma melhor descrição e utilização do processo de alocação da randomização, maior cuidado na análise de dados e evitar múltiplas avaliações para uma única variável para melhorar a qualidade metodológica dos estudos analisados. As principais explicações sobre os efeitos dos jogos e brincadeiras ativos no cérebro infantil estão relacionadas com as características e estímulos que essas atividades podem proporcionar, assim como as possíveis adaptações neurobiológicas resultantes dessas práticas. Conclusão: Jogos e brincadeiras ativos podem gerar efeito positivo na atenção e funções executivas de crianças. Contudo, mais estudos são necessários para uma melhor compreensão da relação de parâmetros como intensidade, duração e tipos de atividades com as respostas cognitivas de crianças