Influência dos tipos de agrupamento na competência social dos futuros professores Educação Física na implementação da aprendizagem cooperativa
Por Luis Mari Zulaika Isasti (Autor), Lourdes Meroño García (Autor), David Hortigüela Alcalá (Autor), Jon Ortuondo Bárcena (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar a incidência da aprendizagem cooperativa (LC) na competência social em função dos tipos de agrupamento de alunos. Participaram 53 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Licenciatura da menção à Educação Física (EF). Foi utilizado um desenho quase experimental onde foi implementada uma intervenção durante quatro meses com medidas pré-teste e pós-teste através de um questionário sociométrico. O processamento dos dados foi realizado por meio do software Sociomet. Os resultados obtidos indicam que os seminários que utilizaram agrupamentos livres e heterogêneos obtiveram melhores pontuações para a percepção de competência social do que o seminário organizado em subgrupos homogêneos. Assim, considera-se que o critério de homogeneidade deve ser descartado na implementação da AC em EF.