Influência da Gestão do Tempo no Engajamento de Crianças com Deficiência em Aulas de Educação Física Adaptada
Por Giandra Anceski Bataglion (Autor), Angela Teresinha Zuchetto (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Verificar o tempo de engajamento dos alunos durante uma aula de Educação Física Adaptada.
Métodos e Resultados:
Os participantes do estudo foram crianças de três a treze anos com diferentes deficiências. Foram propostas seis atividades pré-esportivas: Deslocando os espaguetes (A1), Voleibol (A2), basquetebol (A3), Handebol (A4), Caça ao tesouro (A5), Sai tainha (A6). Para análise dos dados utilizou-se a filmagem da aula que permitiu obter os tempos (total, em atividade ou em transição). A aula teve 40 minutos e 18 segundos de duração, sendo que os alunos permaneceram em atividade 36 minutos e 07 segundos. Por outro lado, 04 minutos e 10 segundos foram dedicados aos momentos de transição entre as atividades. O maior tempo de transição foi identificado na mudança da A1 para A2 (03 minutos e 04 segundos), pois os professores aparentaram dificuldades no que se refere a fatores relacionados à estrutura da atividade, ocasionando dispersão. A boa gestão do tempo apresentada na transição de A2 para A3 (27 segundos) favoreceu o engajamento na A3, isso colaborou para que os alunos permanecessem 08 minutos e 45 segundos no basquetebol. Apesar de necessitar de adequações essa atividade compôs o melhor tempo da aula e atendeu as necessidades e possibilidades das crianças.
Conclusão:
A otimização da gestão do tempo na A3 e o bom engajamento dos alunos na mesma sobrelevam a importância da administração adequada do tempo nas aulas por parte do professor. Assim, permite-se que o aluno realize as tarefas com qualidade beneficiando o desenvolvimento integral das crianças.