Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a influência da mochila escolar na postura de crianças durante a marcha, considerando a magnitude da carga e o seu posicionamento no dorso dos indivíduos. Participaram deste estudo quatorze estudantes, com idade entre 8 e 10 anos, com média de massa corpórea de 29,66 Kg e média de estatura de 1,34 m. Foi analisada a marcha destes voluntários na esteira, em condição livre de cargas e carregando um protótipo de mochila com cargas referentes a 1,1 Kg, 10% e 20% da massa corporal dos indivíduos. Estas magnitudes de carga foram analisadas em três diferentes posicionamentos, posicionamento alto (centrada acima de T8), baixo (centrada abaixo de T8) e assimétrico (carregada por uma única alça) em relação ao dorso dos indivíduos. No total, a movimentação do dorso dos indivíduos foi analisada em dez diferentes condições de marcha, isto é, marcha sem carga e em nove diferentes situações de carga. Os resultados demonstraram que as oscilações angulares máximas e mínimas do tronco, no plano sagital, sofrem influência significativa e direta da magnitude da carga, com correlação moderada entre as oscilações e a magnitude da carga. Porém, as amplitudes de movimento dos segmentos de reta que representam o dorso no plano frontal e transverso, demonstraram que o posicionamento da carga no dorso afeta significativamente a movimentação do dorso nestes planos. Entretanto, independente da magnitude e do posicionamento da carga da mochila no dorso, os parâmetros espaço-temporais da marcha e os instantes, nos quais ocorrem as oscilações angulares máximas e mínimas, não se alteraram. A análise dos coeficientes de variabilidade demonstrou que no plano sagital o aumento da magnitude da carga reduz a variabilidade das oscilações angulares máximas e mínimas, enquanto que nos planos frontal e transverso não e percebe tendência de alteração da variabilidade da amplitude de movimento em função diferente condições de marcha estudadas. Conclui-se que as magnitudes de cargas a partir de 10% da MC induzem a alterações estatisticamente significativas na movimentação do dorso de escolares, quando comparadas à marcha livre de cargas. Os três posicionamentos de carga estudados afetam, embora de maneira diferentes, mas significativas, a movimentação do dorso dos escolares durante a marcha. Contudo, considerando-se a necessidade diária do transporte de materiais escolares por parte dos estudantes, recomenda-se que a magnitude de carga não ultrapasse 10% da MC.

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