Resumo

O erro na medida de um sistema de avaliação da postura está relacionado com a digitalização, a resolução da câmera, a distância da câmera em relação ao voluntário estudado, entre outros. Estes erros somam-se no procedimento metodológico e muitos deles não são possíveis evitar, porém devem ser conhecidos e quantificados.
OBJETIVO: Quantificar o erro na medida realizada pelo SAPO (Software para avaliação postural) em diferentes situações experimentais. 
MÉTODOS: Foram realizadas 16 fotos de um manequim de 1,40m articulado nos planos anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda com câmeras de 3,2 e 12,0 megapixels, posicionadas a 3,0m e a 5,0m de distância do manequim. Para a quantificação do erro, foram calculadas as diferenças das medidas obtidas por meio do SAPO com as medidas feitas diretamente no manequim. Apenas um avaliador realizou o registro das imagens, porém a digitalização no software dos pontos demarcados no manequim foi realizada por três digitalizadores, sendo dois inexperientes e um experiente. 
RESULTADOS: Os valores médios das medidas horizontais, verticais, angulares e de distância são próximos de zero, embora algumas variáveis angulares apresentem valores maiores, como nas medidas de ângulo Q direito e esquerdo. A câmera com resolução de 3,2 megapixels posicionada a 3m apresentou o menor erro. 
CONCLUSÃO: O SAPO é um método acurado para uso clínico; são necessários estudos para verificar a influência do plano de posicionamento do voluntário em relação à câmera, o efeito do reposicionamento e da palpação nas medidas oferecidas pelo software.

Acessar