Influência da Suplementação de Glutamina e Carboidratos na Amonemia de Atletas Fundistas

Por: Jacqueline Carvalho Peixoto.

107 páginas. 2005

Send to Kindle


.Resumo

A amônia vem sendo estudada como indicador de diversas funções metabólicas durante o exercício e deve ser considerada, em atividades prolongadas e exaustivas, como um marcador de estresse energético. A amônia elevada pode ser tóxica para a célula muscular e alterar o metabolismo cerebral, induzindo fadiga periférica e central. Para avaliar a cinética da amonemia durante o exercício, mediu-se o aparecimento da amônia (NH3+NH4 +) em indivíduos recebendo diferentes tipos de suplementação. Atletas fundistas do sexo masculino em fase pré-competitiva de treinamento completaram 30 Km através de quatro testes de corrida de resistência em aproximadamente duas horas. No primeiro dia de teste, os 15 atletas realizaram a corrida sem a utilização de suplementos (NS), quando em repouso, foi realizada análise do perfil bioquímico dos indivíduos. Posteriormente, os grupos (n=5) receberam suplementos de carboidratos (CHO), glutamina (Gln) e associação (CHO+Gln), em dias distintos. Durante os quatro dias de testes, foi verificado o perfil sérico de amônia antes da corrida (To) e a cada 30 minutos de esforço durante duas horas aproximadamente (T 30, T 60, T 90, T 120) através de coleta sanguínea. A amônia foi analisada e os resultados obtidos no estudo foram tratados utilizando-se tratamento descritivo. A análise estatística foi tratada pelo teste de ANOV A considerando-se diferença significativa para p< 0,05. No grupo não suplementado, a elevação da amonemia foi medida a partir do primeiro ponto mensurado (30min), até o fim do teste (120min), com aumento de até -70% na concentração deste metabólito. Nos atletas suplementados com Gln a elevação da amonemia foi semelhante ao teste realizado sem suplementação (aumento de - 28%) até os 30 primeiros minutos, mantendo-se estes níveis até o fim do teste. Achados igualmente encontrados, quando os sujeitos foram suplementados com CHO ou com a associação CHO+Gln. Houve similaridade no traçado das curvas de amonemia com os três tipos de suplementos utilizados, não havendo diferença significativa entre estes. Por outro lado, a partir de 90 minutos, os diferentes suplementos diminuíram a velocidade de aumento da concentração de amônia em resposta ao exercício.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2147&listaDetalhes%5B%5D=2147&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.