Influência do Tabagismo Passivo Associado Ao Exercício Físico Realizado Por Ratas Durante Prenhez e Lactação, Sobre o Desenvolvimento dos Filhotes
Por Bruna Corral Garcia Valsoni (Autor), Mariana Rotta Bonfim (Autor), Jacqueline Bexiga Urban (Autor), Fábio Yoshikazu Kodama (Autor), Regina Celli Trindade Camargo (Autor), Luiz Carlos Marques Vanderlei (Autor), José Carlos Silva Camargo Filho (Autor).
Em Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v. 33, n 7, 2011. Da página 150 a 157
Resumo
OBJETIVOS: o objetivo deste estudo foi avaliar mortalidade, peso e comprimento corporal, e o músculo gastrocnêmio dos filhotes de ratas prenhes submetidas ao programa de natação associado ao tabagismo passivo. MÉTODOS: vinte e quatro ratas foram divididas em quatro grupos: GF (exposto à fumaça de cigarro), GC (Controle), GFN (submetido ao programa de natação e exposto à fumaça de cigarro) e GN (submetido ao programa de natação). A mortalidade e a aferição do peso e comprimento dos filhotes foram realizadas em quatro momentos. O músculo gastrocnêmio dos filhotes foi obtido para avaliação do desenvolvimento muscular. RESULTADOS: a média do nascimento de filhotes foi menor para os grupos GF (10,2) e GFN (10,3) e maior para o GN (12,8). No nascimento, somente o GFN apresentou medidas de peso (p=0,016) e comprimento (p=0,02) significantemente inferiores ao Controle, já na lactação foram os grupos expostos à fumaça de cigarro. O grupo GFN apresentou retardo no desenvolvimento muscular em relação ao GC (p=0,03). CONCLUSÃO: O tabagismo passivo durante a prenhez e lactação exerceu influência negativa sobre o número, peso e comprimento corporal dos filhotes do nascimento ao desmame e sobre o desenvolvimento muscular; o programa de natação influenciou positivamente tais variáveis no momento do nascimento, entretanto, não possibilitou os mesmos benefícios durante a lactação; e a associação destes influenciou negativamente tais medidas.