Influência do Tamanho da Turma nas Mudanças da Atividade Física Numa Disciplina de Atividade Física e Saúde
Por Mitchell A. Collins (Autor), Mauro Virgilio Gomes de Barros (Autor), Markus Vinícius Nahas (Autor), Bernie Goldfine (Autor), Angela B. (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 3, n 1, 2003. Da página 24 a 32
Resumo
RESUMO Influência do tamanho da turma nas mudanças da atividade física numa disciplina de atividade física e saúde Objetivo - O objetivo deste estudo foi determinar se o tamanho da turma numa disciplina sobre atividade física e saúde influencia a mudança nos níveis de atividade física habitual de universitários da Kennesaw State University, na Geórgia, EUA. Métodos - Um questionário foi aplicado a 653 estudantes matriculados em turmas pequenas (~40 alunos) ou grandes (~100 alunos) de uma disciplina de formação geral sobre atividade física e saúde (experimental pequena, EP, ou experimental grande, EG). Um grupo controle foi formado por alunos que não freqüentavam tal disciplina. Os dados foram analisados utilizando ANOVA e teste do Qui-quadrado. Resultados - Depois de 15 semanas de aulas (um semestre letivo), observou-se que as turmas com menos alunos promoveram mudanças de comportamento (atividade física) mais efetivas. Quando os dados foram agrupados, refletindo o atendimento ou não aos critérios mínimos de referência de atividades físicas, as turmas pequenas (EP) tinham uma proporção significativamente maior de sujeitos que atendiam a esses critérios (p<0,5): 150+ minutos/semana (EP=14,6%; EG=5,3%); 450+ MET.minutos/semana de atividade física (EP=17,3%; EG=4,6%). Para os sujeitos classificados nos estágios de mudança de comportamento considerados ativos (ação e manutenção), somente o EG teve mudança significativa após o semestre (+7,4%; p<0,05). Para o grupo EP, a variação observada foi de +9,6% (p<0,66). Quanto ao nível de satisfação com as atividades físicas, não se observou diferença entre os grupos. Conclusões - Os resultados deste estudo permitem concluir que o tamanho da turma, numa disciplina geral sobre atividade física e saúde, ministrada durante um semestre letivo (15 semanas) parece influenciar as mudanças nos níveis de atividade física. Assim, se um dos objetivos principais de disciplinas como esta for aumentar a participação dos universitários em atividades físicas, seria adequado limitar o número de alunos por turma. Palavras-chave: estudos de intervenção, mudança de comportamento, exercício, atividade física.