Resumo

Objetivos:
O objetivo deste estudo de caso descritivo foi analisar a influência de um programa de intervenção na água para a aquisição de habilidades aquáticas de uma criança com paralisia cerebral.

Métodos:
A amostra foi intencional, composta por um menino, de 10 anos de idade, com paralisia cerebral apresentando quadriparesia atetósica. Para a avaliação das habilidades aquáticas foi utilizado o instrumento de avaliação de habilidades aquáticas adaptado de Winnick (2004). As atividades aquáticas foram desenvolvidas durante 12 semanas, totalizando 30 intervenções, utilizando atividades desenvolvimentistas na água, com caráter lúdico, divididas em duas etapas, sendo a primeira composta por 20 sessões, realizada duas vezes por semana e a segunda etapa, consistia em 10 sessões congregadas em duas semanas. Foram realizadas avaliações antes e após a intervenção.

Resultados:
Observou-se melhoras em 12 habilidades na área de orientação na água; na área de propulsão frontal foram observadas melhoras em 3 habilidades e na área de propulsão de costas apenas em 1 habilidade. Já para a área de propulsão lateral não houve modificações.

Conclusão:
Pode-se concluir que intervenções constituídas de atividades lúdicas no meio líquido são importantes para o desenvolvimento global da criança, principalmente para o desenvolvimento das habilidades de orientação na água. Contudo, deve-se ressaltar a importância de atividades mais específicas contendo técnicas de nado, a fim de haver um aprendizado maior por parte do participante nesse tipo de técnica, desenvolvendo novas potencialidades e habilidades.