Influências da Cultura Escolar no Desenvolvimento de Propostas Co-educativas em Aulas de Educação Física
Por Osmar Moreira de Souza Júnior (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Em Motriz v. 9, n 3, 2003. Da página 143 a 152
Resumo
Partindo-se da premissa de que os professores de Educação Física, de uma maneira geral apresentam inúmeras dificuldades em trabalhar com turmas mistas, o objetivo do presente estudo é analisar a interferência que a cultura escolar exerce sobre o desenvolvimento de propostas co-educativas na Educação Física escolar. O estudo foi desenvolvido através da implementação de um programa de futebol em uma turma mista de 8.ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública Estadual. A cultura escolar manifestou-se sobre vários aspectos no decorrer do programa, valendo destacar a falta de compromisso dos alunos com as atividades propostas nas aulas e aquilo que classificamos como a “cultura do fazer nada”. O primeiro grande desafio do professor é buscar um equilíbrio entre a aula desejada pelos alunos e a aula por ele planejada. O caminho para a transformação passa por negociações entre professor e alunos que dependem de uma aproximação do professor e conhecimento dos alunos e da cultura escolar vigente, para que se possa posteriormente planejar e efetivar as desejadas mudanças. Palavras-chave: Educação Física, co-educação, cultura, escolar.