Influências do Sexo na Atenção e na Aprendizagem de Habilidades Motoras
Por Fábio Saraiva Flôres (Autor), Karla Mendonça Menezes (Autor), Juliana Izabel Katzer (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 9
Resumo
O estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo® em um percurso de 7 metros, sem o uso de apoios. Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem.