Informação Prévia e Diferentes Tipos de Prática na Aquisição de Uma Habilidade Motora
Por Fabiano de Souza Fonseca (Autor), Adriana Paula Coelho Cavalcante (Autor), Cláudio Manoel Ferreira Leite (Autor), Camila Menezes (Autor), Fernanda Santos Oliveira (Autor), Michela Alves (Autor), Marcio Colen Barcellos Junior (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor), Renata Camara Oliveira (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Informação e prática são fundamentais no processo de aprendizagem motora e são
testadas com o propósito de investigar como esses fatores afetam a aquisição de
habilidades motoras. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de 2 formas de
informação prévia (demonstração e instrução verbal) e 2 tipos de prática (prática
física e prática mental) na aquisição de uma habilidade motora. Participaram deste
estudo 25 universitários com idade entre 18 e 25 anos, sem experiência na tarefa,
divididos em 5 grupos experimentais: controle, demonstração e prática física,
demonstração e prática mental, instrução verbal e prática física e instrução verbal e
prática mental. Foi utilizado um aparelho de controle de tempo de reação e
movimento, que consistia em uma plataforma de com 6 recipientes, acoplada a uma
caixa com uma chave de resposta conectada a um microcomputador com um
software específico que controlava o início e fim da tarefa. O experimento foi
conduzido em 2 fases: aquisição (30 tentativas) e transferência (10 tentativas). A
tarefa na fase de aquisição consistiu em transportar 3 bolas de tênis com mão
dominante numa seqüência pré-estabelecida (4-1/5-2/6-3) com o tempo alvo de
3500ms. O sujeito posicionava-se de frente ao aparelho pressionando a chave
temporizadora, e ao acendimento simultâneo dos leds, executava a tarefa (física ou
mental, conforme o delineamento experimental), finalizando pressionando a chave
para fechamento do tempo. Para a fase de transferência a seqüência adotada foi (6-
2/5-1/4-3) com o tempo alvo de 4500ms. Houve uma diminuição do erro absoluto
para as respostas dos grupos durante a fase de aquisição, onde a partir do 2º bloco
observa-se um desempenho similar de todos os grupos. Os grupos melhoraram o
tempo de resposta a partir do 2º bloco da fase de aquisição. A análise através do
teste de Kruskal-Wallis na transferência não mostrou diferença significativa entre os
grupos. Os resultados mostraram uma tendência de efeitos benéficos à aprendizagem
através da informação prévia com (demonstração ou instrução verbal) e prática
(física ou mental). É possível que as informações abstraídas através da demonstração
e instrução verbal para essa tarefa terem sido similares, justificando o mesmo processo
de aprendizagem dos grupos.