Resumo

O estudo objetivou refletir sobre a iniciação ao Paintball nas aulas Educação Física por meio dos jogos de simulação. Especificamente, buscou relatar uma experiência de iniciação ao Paintball por intermédio do jogo de simulação; identificar a compreensão discente sobre o Paintball antes e após a intervenção; diagnosticar os limites e potencialidades da iniciação ao Paintball por meio dos jogos de simulação na Educação Física. Caracterizou-se como pesquisa documental, desenvolvida a partir de relatórios e planos de aulas. Os resultados indicaram que apenas 50% dos alunos participavam de todas as aulas. A maioria conhecia o Paintball, mas poucos tiveram contato, o que justifica na avaliação pré-intervenção não saberem seu significado, desconhecerem a presença dos jogos de simulação na escola e os relacionarem, inadequadamente, aos esportes coletivos. Após intervenção, maior percepção sobre o significado de jogos de simulação, associando-o, adequadamente, aos jogos de videogames (GTA, Free Fire, The Sims, Counter-strike, Sim City, Call of Duty, FIFA) e aos jogos simbólicos (polícia e ladrão, boneca, esconde-esconde), foi evidenciada. Dentre as lições possíveis de serem aprendidas, predominou a imitação da realidade, visualizando sua presença na escola através de jogos e brincadeiras ou aulas e sua aplicação na Educação Física, consideradas relevantes. A imitação da realidade foi considerada como lição possível de ser aprendida. Conclui-se que a iniciação ao Paintball por meio de jogos de simulação no contexto escolar é viável e que as intervenções realizadas corroboraram com a melhor compreensão sobre os jogos de simulação.

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