Iniciação Esportiva Ao Tênis de Campo: Um Retrato do Programa Play And Stay à Luz da Pedagogia do Esporte
Por Caio Correa Cortela (Autor), Juan Pedro Fuentes (Autor), Layla Maria Campos Aburachid (Autor), Cesar Kist (Autor), Debora Navarro Rocha Cortela (Autor).
Em Conexões v. 10, n 2, 2012. Da página 214 a 234
Resumo
O presente estudo procurou através de uma revisão de literatura ampliar os debates sobre a iniciação esportiva ao tênis de campo, contribuindo desta forma para a modificação do cenário atual de ensino da modalidade no Brasil baseado nas metodologias tecnicistas. Para isto, foram apresentados e discutidos, a luz da pedagogia do esporte, os pressupostos teóricos utilizados pelo programa Play and Stay, adotado pela Confederação Brasileira de Tênis como modelo ideal para a iniciação esportiva desta modalidade. A utilização do jogo como elemento central no processo de ensino e aprendizagem, as adaptações nos materiais e o papel central desempenhado pelo aluno permitem a utilização desta metodologia tanto com crianças como para adultos. Após a revisão, verificou-se que o programa em questão apresentou-se como uma ótima alternativa, uma vez que, demonstrou estar em conformidade com as metodologias contemporâneas de ensino dos jogos esportivos como os modelos TGFU e SE.