Iniciação Esportiva: o Que Pensam os Professores de Graduação em Educação Física
Por Roberto Rocha Costa (Autor), Felipe Pinheiro de Araujo (Autor), Ueide Teixeira da Silva Filho (Autor).
Resumo
Diferentes métodos são utilizados na iniciação esportiva, entre eles o tradicional (tecnicismo) e as Novas Tendências em Pedagogia do Esporte (interacionismo). O objetivo dessa pesquisa é apresentar a visão de professores universitários, de cursos de Educação Física, sobre a iniciação esportiva, a idade ideal para a iniciar no esporte e os processos metodológicos de ensino, verificando relações com as metodologias tecnicistas ou interacionistas. Um questionário foi enviado para vinte e oito professores de Educação Física que lecionam no ensino superior. Os professoresresponderam ao questionário construído pelos pesquisadores, com questões abertas que buscavam identificar informações sobre o que esses professores pensam sobre as características metodológicas de ensino-aprendizagem na iniciação esportiva. Após a coleta dos dados, as respostas foram agrupadas, de acordo com os temas e similaridades, para que então fossem analisadas qualitativamente. Houve três definições diferentes para iniciação esportiva: simplista (visão estereotipada da iniciação esportiva), reduzida aos conteúdos ou a um significado (anteceder a especialização esportiva) e a visão complexa do fenômeno. Sobre a idade para se iniciar, as opiniões divergem entre a infância e a qualquer momento, abarcando a iniciação esportiva tardia. Todos os professores mencionaram o jogo como método de ensino ideal, porém, alguns ainda acreditam que a fragmentação dos conteúdos é necessária. Apresentar a visão dos professores dos cursos de Educação Física sobre iniciação esportiva fornece pistas de uma possível mudança nos métodos de ensino de esportes, pois verificou-se uma tendência a tratar da iniciação esportiva de forma complexa, privilegiando os métodos interacionistas de ensino.