Resumo

Diferentes métodos são utilizados na iniciação esportiva, entre eles o tradicional (tecnicismo) e as Novas Tendências em Pedagogia do Esporte (interacionismo). O objetivo dessa pesquisa é apresentar a visão de professores universitários, de cursos de Educação Física, sobre a iniciação esportiva, a idade ideal para a iniciar no esporte e os processos metodológicos de ensino, verificando relações com as metodologias tecnicistas ou interacionistas. Um questionário foi enviado para vinte e oito professores de Educação Física que lecionam no ensino superior. Os professoresresponderam ao questionário construído pelos pesquisadores, com questões abertas que buscavam identificar informações sobre o que esses professores pensam sobre as características metodológicas de ensino-aprendizagem na iniciação esportiva. Após a coleta dos dados, as respostas foram agrupadas, de acordo com os temas e similaridades, para que então fossem analisadas qualitativamente. Houve três definições diferentes para iniciação esportiva: simplista (visão estereotipada da iniciação esportiva), reduzida aos conteúdos ou a um significado (anteceder a especialização esportiva) e a visão complexa do fenômeno. Sobre a idade para se iniciar, as opiniões divergem entre a infância e a qualquer momento, abarcando a iniciação esportiva tardia. Todos os professores mencionaram o jogo como método de ensino ideal, porém, alguns ainda acreditam que a fragmentação dos conteúdos é necessária. Apresentar a visão dos professores dos cursos de Educação Física sobre iniciação esportiva fornece pistas de uma possível mudança nos métodos de ensino de esportes, pois verificou-se uma tendência a tratar da iniciação esportiva de forma complexa, privilegiando os métodos interacionistas de ensino.

Acessar