Iniciação a Ginástica Artística e o Comportamento dos Pais Neste Processo
Por Douglas de Almeida Cipriano (Autor).
Integra
Nos últimos anos, tem sido dada considerável atenção ao melhor entendimento e identificação do papel que os pais desempenham na participação de crianças em esportes e atividades físicas. Vários estudos têm abordado essa temática para melhor compreensão das influências advindas do ambiente familiar para a participação e manutenção de crianças no âmbito esportivo. Este estudo é de caráter qualitativo procurando analisar o comportamento dos pais no processo de iniciação esportiva de seus filhos, utilizando-se de 29 sujeitos (pais e mães), dos gêneros masculino (34%) e feminino (66%) com idade média de 37 anos, em um programa esportivo no município de Pindamonhangaba-SP. A amostra foi submetida a um questionário constituído por 8 questões fechadas, analisadas qualitativamente em percentuais e 3 questões abertas, analisadas através da analise de conteúdos. Os achados mostraram que 76% dos sujeitos motivam seus filhos frequentemente. Relataram com maior freqüência (52%), que interromperiam a prática da modalidade de seus filhos se os mesmos quisessem abandoná-la ou pela ocorrência de lesões ou fratura (45%). Como benefícios que a modalidade pode oferecer apontaram à qualidade de vida (110%) e o desenvolvimento da responsabilidade e disciplina (107%). Apresentaram como atitude caso os filhos quisessem abandonar esta prática que apoiariam, mas procurariam saber os motivos (114%). A maior parte da amostra (48%) disse ir sempre aos treinos, procurando saber como foi à aula, perguntado o que seu filho fez (69%). Três grupos foram caracterizados em relação aos motivos que colocaram seus filhos nesta prática, MB: devido aos benefícios e a importância da atividade física e do esporte, MO: outros motivos e MBO: junção dos dois grupos anteriores. Indagados sobre as estratégias utilizadas para motivar seus filhos, identificamos, EP: estratégias positivas, EN: estratégias negativas e EPN: utilização dos dois tipos de estratégias simultaneamente. Por fim, opinando os pais sobre a participação dos filhos em competições identificamos PP: acham positivo e PN: acham negativo. Os dados constataram que na realidade estudada a maioria dos pais apresentou um comportamento sadio em relação ao cotidiano esportivo dos filhos, auxiliando-os nesta prática e no processo de formação esportiva, o que pode contribuir imensamente para o desenvolvimento dos alunos na prática da modalidade.