Início da Carreira do Professor de Educação Física: Uma Revisão Sistemática
Por Adair João Rachadel Arouca (Autor), Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira (Autor), Marilia Pinto Garcia (Autor), Alzira Isabel da Rosa (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor).
Resumo
Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a produção científica na área da Educação Física sobre professores iniciantes na carreira docente. As bases de dados selecionadas foram LILACS, SCIELO, EBSCO, SCOPUS, WEB OF KNOWLEDGE e BANCO DE TESES. Os resultados indicaram que os estudos encontrados são prioritariamente a partir de 2010, concentrados na região sul do Brasil, tendo como foco a análise da prática pedagógica, o fazer cotidiano, bem como a qualidade de vida dos professores. Os estudos são em sua maioria qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevistas para coleta de dados. Conclui-se, que existe a necessidade de a comunidade científica direcionar a suas investigações para este tema, associando a diferentes realidades e variáveis que possam existir.