Inovação e empreendedorismo no setor público: um ensaio sobre categorias analíticas aplicáveis a gestão pública municipal do turismo
Por Magnus Luiz Emmendoerfer (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 12, n 2, 2023.
Resumo
Objetivo do estudo: discutir o turismo como objeto de gestão pública para o desenvolvimento territorial a partir da discussão de tipos de inovação e de empreendedores no setor público enquanto categorias aplicáveis a análise deste objeto no nível municipal.
Metodologia/abordagem: é um ensaio que utilizou dados bibliográficos e documentais, cotejados e interpretados a luz da literatura especializada, sob a perspectiva do pensamento visual.
Originalidade/Relevância: A partir da valorização da produção nacional sobre o conceito Inovação e Empreendedorismo no Setor Público (IESP), buscou-se aproximações e diálogos com os desafios da gestão pública municipal do turismo enquanto vetor de retomada do crescimento socioeconômico.
Principais resultados: 1) considera-se a noção de território como indutora de ações da gestão pública municipal para fins de IESP; 2) a perspectiva processual e ilustrada para a boa gestão pública é adequada e congruente com o foco em IESP; 3) as categorias analíticas discutidas podem prover inovações democráticas, a partir da compreensão e do reconhecimento do conceito IESP para qualificar a governança pública do turismo.
Contribuições teórico-metodológicas: Avança-se na agenda emergente de pesquisa sobre IESP centrado na gestão pública municipal do turismo. Em termos metodológicos, foram apresentadas potenciais categorias de análise com foco em IESP, tanto para pesquisas quanto para políticas e planos governamentais. Inaugura-se uma proposta embrionária de Ensaio sob a perspectiva Visual neste campo de conhecimento.
Contribuições sociais/para a gestão: Este estudo fomenta uma urgente reflexão sobre a necessidade dos agentes públicos, engajados em projetos de desenvolvimento territorial nos municípios, serem mais inovadores e empreendedores.