Insatisfação com o Peso e a Massa Corporal em Estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Sexo Feminino no Município do Rio de Janeiro
Por Alexandre Palma (Autor), Fabiana Resende (Autor), Rodrigo Sant’anna Marque (Autor), Monique Assis (Autor), Nilda Teves (Autor), Jéssica Pronestino de Lima Moreira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 35, n 1, 2013. Da página 51 a 64
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar a prevalência de insatisfação corporal entre adolescentes do sexo feminino na cidade do Rio de Janeiro. Foram investigadas 2.149 estudantes do sexo feminino, entre 14 e 18 anos de idade. Foram aferidos os pesos, estaturas e índices de massa corporal (IMC) informados e desejados. A insatisfação corporal foi considerada de dois modos: a) através do desejo de modificar o IMC; e, b) o desejo de alterar o peso corporal em valor superior a 10% do peso informado. Do total investigado, 93,58% expressaram o desejo de modificar o IMC. Foi possível observar, ainda, que 42,48% manifestaram insatisfação com o peso. É possível concluir, então, que as adolescentes investigadas manifestaram tendência à insatisfação com o peso corporal.