Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender de que maneira a temática Lazer perpassa e é abordada nos currículos dos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da EEFFTO da UFMG. De natureza qualitativa, esta investigação se caracteriza metodologicamente como um estudo exploratório, que, por sua vez, é marcado pela combinação de pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica deste estudo integra todos os capítulos desta dissertação e foi feita em torno das palavras-chave do estudo. A pesquisa documental foi realizada com base na análise dos projetos político pedagógicos dos cursos, dos programas das disciplinas e dos projetos de extensão obtidos por meio de solicitações. O curso de Educação Física disponibilizou 65 programas de disciplinas, sendo 42 pelo Departamento de Esportes e 23 pelo Departamento de Educação Física. O Colegiado do curso de Fisioterapia enviou seu ementário contendo 52 disciplinas e o Colegiado de Terapia Ocupacional por sua vez, enviou 53 programas. Foram analisados: o título de cada disciplina, a ementa, os conteúdos programáticos, os objetivos e as referências, além de outras informações relevantes. A análise documental focalizou os termos lazer, recreação, lúdico(a), brincadeira(s), brinquedo(s) e jogo(s). Foram levantados 43 Projetos de extensão com temáticas/enfoques relacionados ao lazer. Destes, 22 foram apontados pelas buscas no site do Sistema de Informações de Extensão – SIEX Brasil e 21 pelo CENEX.

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