Resumo

O Programa de Ensino Integral (PEI) possui a proposta de aumentar a carga horária e alterar a matriz curricular das escolas fundamentadas pela Base Nacional Comum Curricular, acrescentando atividades além das aulas regulares. O artigo tem o objetivo de analisar a inserção profissional de um professor de Educação Física no PEI. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, através de uma entrevista estruturada com o professor. A partir disso, foram evidenciadas as temáticas relacionadas à trajetória profissional do professor, à inserção docente ao PEI e aos aspectos positivos e negativos do Programa. Com isso, percebeu-se que tanto a proposta em si quanto a parte diversificada do PEI são consideradas boas, porém, as atribuições específicas ao professor são excessivas e conseguiriam ser amenizadas com a contratação de mais professores no Programa. Sugere-se novos estudos com mais professores de Educação Física e outros atores educacionais.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Silva, G. A. da, Amorim Filho, M. L. de, & Ramos, G. N. S. (2020). Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral. MOTRICIDADES: Revista Da Sociedade De Pesquisa Qualitativa Em Motricidade Humana, 4(3), 259–271. https://doi.org/10.29181/2594-6463.2020.v4.n3.p259-271

Edição

v. 4 n. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH

Seção

Artigos de Pesquisa

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