Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar a inserção do psicólogo no mercado de trabalho do esporte na atualidade, assim como identificar as principais variáveis que interferem nesse processo. A metodologia adotada neste trabalho é a da Gestão do Conhecimento (GC), que gerencia um grande número de informações de uma forma integrada e relacionada, avaliando o significado dessas informações e seus possíveis impactos. A metodologia da GC neste estudo levantou inicialmente os itens “Psicologia do Esporte” e “Inserção Profissional” considerando a freqüência de registros na literatura especializada e respectivas caracterizações. O resultado deste procedimento com respeito à revista oficial de publicações do Conselho Federal de Psicologia, isto é “Psicologia Ciência Profissão”, indicou um total de 325 artigos desde janeiro de 2000, em que apenas 0,53% mencionam a Psicologia do Esporte e 0,53% abordam a Inserção Profissional. A partir da análise destes dados à luz da história da Psicologia do Esporte em termos da GC, considerouse que a especialização em pauta iniciou suas atividades no Brasil na década de 1950. Tal amostra indicativa sugere que esta área profissional tem se mostrado como de reduzida capacidade de inserção, incluindo o próprio meio profissional dos psicólogos. O presente trabalho traz essa conclusão para discussões preliminares que envolvem o problema da inserção profissional do psicólogo no mercado esportivo atual do Brasil, tendo em vista os futuros desdobramentos da pesquisa.

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