Inserção e possibilidades de atuação dos profissionais de Educação Física no Sistema Único de Saúde a partir da experiência do Programa Academia da Cidade de Recife – PE
Por Gledson da Silva Oliveira (Autor), Rodrigo Martins Teles (Autor), Ameliane da Conceição Reubens-Leonidio (Autor), Bárbara Amaral Bruno Silva (Autor).
Parte de Formação em saúde e educação física . páginas 65 - 89
Resumo
Neste capítulo, será feita uma abordagem acerca da atuação dos(as) profissionais/professores(as) de educação física (PEF) no âmbito da saúde pública com foco na sua atuação em programas e projetos de promoção da saúde que surgiram antes e após a instituição da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Foi realizada uma revisão da legislação e da literatura referente a essas políticas públicas que viabilizam a atuação do PEF no Sistema Único de Saúde (SUS), e ao contexto das Práticas Corporais e Atividades Físicas (PCAF) desenvolvidas. Com isto, procurou-se estabelecer uma relação da trajetória desses profissionais inseridos no SUS a partir dessas políticas e programas, sobretudo aqueles estabelecidos nas duas últimas décadas, e da sua influência sobre atual cenário das PCAF desenvolvidas nos diferentes níveis de complexidade do sistema.