Inserção da Educação Física na Educação Infantil na Rede Pública do Distrito Federal
Por Juliana Santos Costa (Autor), André Sousa Oliveira Filho (Autor), João Batista da Silva França (Autor), Ana Karolina Pereira Andrade (Autor), Marcelo Custódio (Autor), Luys Augusto Chaves Cardoso (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A ideia de construção deste trabalho surgiu a partir das vivências e das discussões iniciadas entre alunos e professores da Universidade do Distrito Federal (UDF), durante a condução das disciplinas Estágio Supervisionado em Educação Física I e Educação Física na Educação Infantil, tendo em vista a dificuldade em encontrar escolas de Educação Infantil que proporcionassem a realização de aulas de Educação Física, bem como questões afetas à condução da própria Educação Infantil no ambiente escolar, respectivamente.Neste contexto, tal escassez de oferta em relação ao desenvolvimento da Educação Física para crianças de zero a cinco anos, em escolas públicas do Distrito Federal (DF),instigou a verificar se os alunos da Educação Infantil têm sido amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD),no que se refere ao direito de ter aula de Educação Física como contribuinte para sua formação integral. Para tanto, buscamos informações através de visitas a órgãos públicos responsáveis pela Educação no DF, bem como visitas às escolas que atendem crianças de zero a cinco anos. Remetemo-nos à bibliografia acerca da sociologia da infância por (re)conhecer que a infância é uma construção social, sendo a criança um sujeito de direito, portanto, fomentador da construção da história, da geografia e da cultura.