Resumo

A ideia de construção deste trabalho surgiu a partir das vivências e das discussões iniciadas entre alunos e professores da Universidade do Distrito Federal (UDF), durante a condução das disciplinas Estágio Supervisionado em Educação Física I e Educação Física na Educação Infantil, tendo em vista a dificuldade em encontrar escolas de Educação Infantil que proporcionassem a realização de aulas de Educação Física, bem como questões afetas à condução da própria Educação Infantil no ambiente escolar, respectivamente.Neste contexto, tal escassez de oferta em relação ao desenvolvimento da Educação Física para crianças de zero a cinco anos, em escolas públicas do Distrito Federal (DF),instigou a verificar se os alunos da Educação Infantil têm sido amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD),no que se refere ao direito de ter aula de Educação Física como contribuinte para sua formação integral. Para tanto, buscamos informações através de visitas a órgãos públicos responsáveis pela Educação no DF, bem como visitas às escolas que atendem crianças de zero a cinco anos. Remetemo-nos à bibliografia acerca da sociologia da infância por (re)conhecer que a infância é uma construção social, sendo a criança um sujeito de direito, portanto, fomentador da construção da história, da geografia e da cultura.

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