Instabilidade Postural em Indivíduos Obesos com Deficiência Intelectual

Por: Camila de Souza Lucena.

2011 26/07/2011

Send to Kindle


.Resumo

O controle postural está relacionado com os ajustes corporais necessários à manutenção ou à busca da postura desejável, de acordo com a meta da tarefa. Mesmo um comportamento cotidiano como permanecer em pé, pode ser considerado uma tarefa complexa que envolve um estreito relacionamento entre informação sensorial e atividade motora. Barela (2000) afirma que as forças atuantes nos segmentos corporais não são constantes, pois, mesmo que a pessoa se mantenha o mais estável possível, o corpo nunca está totalmente imóvel. Por isso, a postura em pé é chamada de “quase-estável”. Algumas populações têm maior predisposição a apresentar problemas de ordem postural, como por exemplo, obesos, idosos ou pessoas com deficiência intelectual – DI. As pessoas obesas ou com sobrepeso, por apresentarem maior acúmulo de gordura na região abdominal, estão mais propensas à perda de equilíbrio ou eventuais quedas, pois o centro de massa está deslocado para frente. Uma população bastante exposta à obesidade é aquela com deficiência intelectual, quer seja por característica genética, por maus hábitos alimentares ou estilo de vida sedentário. A fim de verificar a associação da obesidade com a deficiência intelectual quanto ao controle postural em tarefa do tipo estática em pé, foram recrutados 40 participantes. A tarefa consistiu em permanecer em pé sobre uma plataforma de força e foram realizadas sete tentativas: uma chamada de controle na qual os pés permaneciam paralelos e os olhos abertos, três tentativas com os pés em posição semi-tandem – ST – e os olhos abertos e outras três tentativas com os pés em posição ST e os olhos fechados.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/BXMXHTRB6DLKCIM62I7QPYGQUTNEG9P58RP1P1DM7UCT7BLHG8-07354?func=full-set-set&set_number=010622&set_entry=000064&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.