Resumo


A s instalações esportivas são apontadas como um dos fatores fundamentais para o desenvolvime nto do esporte nos países , e está relacionada com o envolvimento da população geral e m atividades físicas/esportivas. A gestão de instalações esportivas possui definição ampla, podendo referir se à gestão dos processos de construção de uma nova instalação (desde seu planejamento e concepção até a obra), como também todos os processos que en volvem seu funcionamento/operação. Apesar da importância que todos os processos de gestão possuem no funcionamento de uma instalação esportiva, há poucos estudos no Brasi l que analis e m e discutem o planejamento e a gestão de instalações esportivas , assim como normas nacionais e diretrizes para a gestão . Tendo em vista o crescimento da área de gestão do esporte no Brasil e a preocupação que se instalou no país acerca dos lo cai s voltados a prática esportiva , é relevante a reflexão a respeito da gestão adotada nas instalações esportivas volt adas ao esporte de participação no país e a construção de conhecimento sobre o tema . A partir do conhecimento análise e discussão dos pro cessos de gestão de instalações esportivas brasileiras , esta pesquisa teve como objetivo final elaborar um modelo que contemple os processos de gestão de instalações esportivas voltadas ao esporte de participação no Brasil. Para tanto conduziu se uma pesq uisa exploratória de abordagem qualitativa utilizando se o método Grounded Theory. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 sujeitos envolvidos com a gestão de instalações esportivas de 3 diferentes entidades, de diferentes níveis e cargos, seg uindo o processo iterativo de coleta. As entrevistas foram analisadas pelo método de comparação constante utilizando se a técnica de codificação aberta, axial e seletiva para categorização do conteúdo. Um pesquisador independente suportou a criação das cat egorias. O processo de análise resultou em 905 unidades de análise (trechos categorizados), 68 categorias e 40 subcategorias que emergiram dos dados , divididos em 10 dimensões ou áreas : Construção de Instalações Esportivas; Gestão Econômico Administrativa; Gestão de Pessoas; Gestão de Atividades/Programas Esportivos; Exploração da Instalação Esportiva; Marketing; Comunicação; Infraestrutura e Manutenção; Segurança e Gestão de Risco; e Serviços de Suporte . A partir dos resultados obtidos em campo e da compar ação e discussão deste com a literatura, foi possível apresentar como resultado final de sta Tese uma proposta de modelo que apresenta 115 processos de gestão detalhados associados à gestão de instalações esportivas voltadas prioritariamente à prática do es porte de participação
 

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