Instituições Financeiras Brasileiras e o Esporte: o Efeito do Investimento em Patrocínio Esportivo nos Componentes do Brand Equity
Por Daniel Pereira Scombati (Autor), Marcos Vinicius Cardoso (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 7, n 1, 2017. Da página 1 a 18
Resumo
Esporte remete a saúde, superação, qualidade de vida, espírito de equipe, lisura, honestidade e outras qualidades admiradas, além é claro, de mexer diretamente com a paixão do entusiasta. Por meio disto, as instituições financeiras brasileiras investem milhares de reais em patrocínio a atividades esportivas visando uma melhora em sua notoriedade e conhecimento de marca. Para isto, se estudou as cinco maiores instituições financeiras do Brasil, como cada uma patrocina o esporte e qual o efeito deste patrocínio perante aos consumidores. Para a realização da pesquisa foram utilizadas as teorias de patrocínio esportivo e de brand equity, buscando o foco na abordagem no setor esportivo. Foi utilizada a metodologia quantitativa descritiva, através da modelagem de equações estruturadas e, com isto, alcançaram resultados que confirmaram que patrocínios congruentes afetam positivamente a credibilidade e que o patrocínio esportivo crível influencia positivamente nos componentes do brand equity. Isto demonstra que o patrocínio esportivo congruente e crível pode vir a ser uma alternativa para que se aumente a lealdade a marca, qualidade percebida e associações à marca, impactando diretamente o consumidor final de produtos e serviços bancários.