Instituto Incluir: a formação no esporte do projeto Brasil Diversidade
Por Allan Rocha Damasceno (Autor), Andressa Silva Pereira (Autor), Mônica Alves de Matos Pereira (Autor), Carina Alves de Souza (Autor).
Resumo
Este artigo tem por objetivo central apresentar uma reflexão sobre o projeto Brasil Diversidade no aspecto formativo e inclusivo através do esporte do Instituto Incluir, respeitando os direitos sociais e tendo como perspectiva a educação contra a barbárie como ponto central. Essa diversidade de opções foi discutida de forma metodológica e teórica à luz da Filosofia Crítica de Adorno como a principal lente para a problematização da inclusão em educação, na perspectiva da reflexão sobre a formação educacional esportiva, assim como, outros autores da área, a fim de se construir um conhecimento emancipatório acerca da formação e inclusão na sociedade contemporânea. Este artigo buscou lançar através da coleta de dados a análise de relatório documental e depoimentos aleatórios de familiares de pessoas com ou sem deficiências que participaram ao longo dos anos de 2021 e 2022 do projeto Brasil diversidade. Por conseguinte, foi possível identificar as tensões políticas como também o estímulo potencial da promoção da inclusão dentro do projeto Brasil Diversidade do Instituto incluir. Isso reflete as possibilidades dentro da formação esportiva, em que, é possível afirmar sua contribuição para a transformação e democratização do processo inclusivo de espaços plurais, acolhedores e humanos para todas as pessoas com ou sem deficiências na sociedade contemporânea brasileira.