Resumo

A aprendizagem de habilidades motoras pode ser promovida mediante instrução visual ou auditiva que transmite informações sobre diversas características da habilidade, tais como espaciais ou rítmicas. Para habilidades aquáticas como a pernada do nado peito, os manuais técnicos enfatizam características espaciais, negligenciando aspectos rítmicos da habilidade, apesar de a teoria da aprendizagem motora considerar o timing relativo uma característica crucial na distinção entre uma habilidade e outra. Objetivou-se analisar o impacto da instrução com e sem a informação sobre a estrutura rítmica correta, transmitida visual ou auditivamente, sobre a aprendizagem da pernada do nado peito. Cinquenta estudantes de Educação Física foram distribuídos em quatro grupos experimentais (instrução auditiva, visual, com e sem informação rítmica correta) e realizaram 400 tentativas de aquisição da pernada do nado peito, mais 50 de retenção e 50 de transferência, durante as quais foram mapeados os índices de pernada, de configuração rítmica e espacial. Os resultados mostraram índices marginalmente melhores (p=0,075), no teste de retenção, dos participantes que receberam a instrução com a informação rítmica correta, e uma forte correlação entre os índices de pernada com os de configuração rítmica ao longo de todo o processo, mas não com os de configuração espacial. Não houve diferença entre os grupos de instrução visual e auditiva. Esses resultados corroboram resultados anteriores sobre os efeitos da informação rítmica na aprendizagem de uma habilidade motora complexa, e reforçam o papel do ritmo na eficiência na execução de uma habilidade e consequentemente na sua aprendizagem.

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