Resumo

Cerca de 79 a 83% das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não apresentam desempenho nas habilidades motoras dentro do esperado para sua faixa etária e, ainda, os aspectos motores não compõem os critérios diagnósticos para o TEA. Por esse motivo, o objetivo do artigo é realizar um levantamento e análise da literatura acerca dos instrumentos de avaliação motora em crianças com TEA. Se trata de uma revisão de literatura, cujas buscas por estudos foram feitas nas bases de dados Medline, PubMed e SciELO, utilizando os descritores evaluation motor; autism spectrum disorder; evaluation; autism disorder e motor skills. Foram incluídos artigos com texto completo disponível nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados nos últimos 10 anos, que avaliassem crianças e adolescentes de 0 a 18 anos diagnosticadas com TEA e que utilizassem algum instrumento de avaliação motora. A amostra foi composta por 12 artigos. Foram identificados 8 instrumentos de avaliação motora, sendo que a maioria destes não são específicos para crianças com TEA. Alguns instrumentos utilizados para avaliar a função motora também avaliam outros domínios do desenvolvimento, como linguagem, função cognitiva e comportamento social. Os instrumentos relacionados apenas ao desenvolvimento motor foram o TGMD-3, a Escala Motora de Desenvolvimento Peabody e o Questionário de Transtorno de Coordenação do Desenvolvimento. Na literatura encontram-se escassos os instrumentos específicos que avaliem o desenvolvimento motor em crianças e adolescentes com TEA. Notou-se ser necessária a formulação e/ou a utilização de instrumentos específicos para avaliação do desenvolvimento motor na população estudada.

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