Integração das dimensões afetiva, cognitiva e motora no desenho de tarefas para o treinamento esportivo
Por Vanessa Hack Nunes Guedes (Autor), Leonardo Lamas (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
Uma intervenção pedagógica no treinamento esportivo deve considerar o ser humano em suas dimensões motora, cognitiva, afetiva e social. Nesta perspectiva integrativa, autores como Wallon e Vygotsky argumentaram que cognição e afeto não podem ser dissociados (KOCHHANN e ROCHA, 2015). Desta forma, para o desenho de tarefas de treinamento, realizada a partir da seleção de objetivos de aprendizagem, faz-se necessário considerar as dimensões humanas. Objetivos: Analisar a integração das dimensões afetiva, cognitiva e motora no contexto do treinamento esportivo e propor um modelo de representação desta integração no desenho de tarefas esportivas. Referencial teórico: Preexistente à dimensão afetiva, compreende-se todo o conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, caracterizando a afetividade. Diante disso, no contexto da educação no esporte, a afetividade se desdobra em habilidades socioemocionais (CASEL, 2023) – habilidades do indivíduo que podem ser intrapessoais ou interpessoais – e ambiente socioafetivo, que deriva das interações sociais estabelecidas no treinamento (AMES, 1992). Na dimensão cognitiva, as funções executivas – i.e., memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, são o conjunto de habilidades mentais que permitem o controle das próprias cognições e comportamentos de forma intencional e orientada a metas (DIAMOND, 2013). Para estruturar o processo de ensino-aprendizagem no treinamento, utiliza-se a construção e descrição de objetivos de aprendizagem. Estes objetivos derivam do planejamento de conteúdo, atividades – tarefas –, recursos, estratégias e instrumentos de avaliação (FERRAZ e BELHOT, 2010). Materiais e métodos: Estudo de caráter teórico-metodológico a fim de sistematizar os conceitos que norteiam a integração das dimensões e como se desdobram no desenho de tarefas, subsidiando a atuação do profissional de Educação Física, para que seja capaz de integrar as dimensões no treinamento. Resultados e Discussão: O modelo proposto apresenta como primeira etapa a definição dos objetivos de aprendizagem. A segunda etapa demonstra os eixos afetivo-cognitivo; de conteúdo e; motor; que contribuem para a construção da terceira etapa: o desenho de tarefas. O planejamento de cada eixo parte da intencionalidade do professor, das necessidades individuais das turmas e do ambiente. Corroborando com a proposta, Headrick e colaboradores (2014) argumentaram a relevância de se considerar o afeto, a cognição e as ações como dimensões entrelaçadas que influenciam a expertise esportiva, o desempenho e a aprendizagem. Conclusão: O adequado desenho de tarefas para ambientes de treinamento precisa estar atrelado ao objetivo de aprendizagem pré-estabelecido, ao desenvolvimento de habilidades específicas para situações esportivas, bem como para as dimensões humanas. É pertinente a realização de novos estudos que explorem esta integração e que validem o modelo proposto