Resumo

Uma intervenção pedagógica no treinamento esportivo deve considerar o ser humano em suas dimensões motora, cognitiva, afetiva e social. Nesta perspectiva integrativa, autores como Wallon e Vygotsky argumentaram que cognição e afeto não podem ser dissociados (KOCHHANN e ROCHA, 2015). Desta forma, para o desenho de tarefas de treinamento, realizada a partir da seleção de objetivos de aprendizagem, faz-se necessário considerar as dimensões humanas. Objetivos: Analisar a integração das dimensões afetiva, cognitiva e motora no contexto do treinamento esportivo e propor um modelo de representação desta integração no desenho de tarefas esportivas. Referencial teórico: Preexistente à dimensão afetiva, compreende-se todo o conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, caracterizando a afetividade. Diante disso, no contexto da educação no esporte, a afetividade se desdobra em habilidades socioemocionais (CASEL, 2023) – habilidades do indivíduo que podem ser intrapessoais ou interpessoais – e ambiente socioafetivo, que deriva das interações sociais estabelecidas no treinamento (AMES, 1992). Na dimensão cognitiva, as funções executivas – i.e., memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, são o conjunto de habilidades mentais que permitem o controle das próprias cognições e comportamentos de forma intencional e orientada a metas (DIAMOND, 2013). Para estruturar o processo de ensino-aprendizagem no treinamento, utiliza-se a construção e descrição de objetivos de aprendizagem. Estes objetivos derivam do planejamento de conteúdo, atividades – tarefas –, recursos, estratégias e instrumentos de avaliação (FERRAZ e BELHOT, 2010). Materiais e métodos: Estudo de caráter teórico-metodológico a fim de sistematizar os conceitos que norteiam a integração das dimensões e como se desdobram no desenho de tarefas, subsidiando a atuação do profissional de Educação Física, para que seja capaz de integrar as dimensões no treinamento. Resultados e Discussão: O modelo proposto apresenta como primeira etapa a definição dos objetivos de aprendizagem. A segunda etapa demonstra os eixos afetivo-cognitivo; de conteúdo e; motor; que contribuem para a construção da terceira etapa: o desenho de tarefas. O planejamento de cada eixo parte da intencionalidade do professor, das necessidades individuais das turmas e do ambiente. Corroborando com a proposta, Headrick e colaboradores (2014) argumentaram a relevância de se considerar o afeto, a cognição e as ações como dimensões entrelaçadas que influenciam a expertise esportiva, o desempenho e a aprendizagem. Conclusão: O adequado desenho de tarefas para ambientes de treinamento precisa estar atrelado ao objetivo de aprendizagem pré-estabelecido, ao desenvolvimento de habilidades específicas para situações esportivas, bem como para as dimensões humanas. É pertinente a realização de novos estudos que explorem esta integração e que validem o modelo proposto

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