Resumo

RESUMO A presente investigação visa avaliar e comparar a inteligência geral e o conhecimento específico do jogo em jovens praticantes de Futebol segundo o nível competitivo. Para tal, foram utilizados o teste de atenção de Toulouse-Piéron, o teste das figuras idênticas de Thurstone e as matrizes progressivas de Raven, para avaliar os processos cognitivos gerais dos jovens futebolistas, bem como o protocolo de avaliação do conhecimento específico do jogo construído por Mangas (1999) e aperfeiçoado por Correia (2000). Estes instrumentos foram aplicados a uma amostra de 44 praticantes federados de Futebol de diferentes níveis competitivos, com uma média de idades de 16.00±0.53 para o grupo de nível competitivo superior e de 16.13±0.63 para o grupo de nível competitivo inferior. Os resultados mostraram uma tendência de maior conhecimento específico da modalidade em situações ofensivas para o grupo de futebolistas federados de nível competitivo superior, em relação aos de nível competitivo inferior, apesar das diferenças encontradas não se terem revelado estatisticamente significativas. Inversamente ao sucedido para o conhecimento específico do jogo, no que respeita à inteligência geral, os jogadores com nível competitivo inferior apresentaram valores superiores e estatisticamente significativos quando comparados com os do grupo de nível competitivo superior. Palavras-chave: Futebol; Táctica; Inteligência; Conhecimento específico do jogo.