Inteligências Múltiplas no Contexto da Educação Física Escolar
Por Vera Lucia Teixeira da Silva (Autor), Bruno Allan Teixeira da Silva (Autor), Vilma Leni Nista Piccolo (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Ao contestar as limitações da inteligência humana numa perspectiva linear, a Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) considera a pluralidade do intelecto, em diferentes manifestações de inteligências. Baseando-se nessa teoria desenvolvemos um estudo realizado com treze estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo/Brasil. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de aquisição e manifestação do conhecimento por parte dessas crianças, foram realizadas propostas pedagógicas, por meio de situações problemas, tendo como via de acesso a estimulação da Inteligência Corporal Cenestésica. Pautando-se nos estudos das IM, as atividades foram desenvolvidas pelos professores de Educação Física e pesquisadores, em três encontros semanais nas dependências da escola, totalizando quarenta e um encontros de cinquenta minutos cada. Numa abordagem qualitativa, a análise das observações sobre o desempenho dos alunos nas soluções dadas aos problemas apresentados, somadas às entrevistas com pais e professores, fundamentou-se no Paradigma Indiciário, proposto por Ginzburg. Os dados coletados expressaram indícios de possíveis facilitações na aquisição, expressão e manifestação do conhecimento por parte desses alunos, por meio de “sinais” de favorecimento à aprendizagem. Após o período de intervenção, a motivação, a disciplina, a interação professor e aluno, a autoestima e a expressividade desses estudantes melhoraram consideravelmente. O compromisso, a criatividade e a assiduidade surgiram como indícios construídos no percurso das intervenções pedagógicas. Ressaltamos, assim, que o ensino por situações problema de elementos da cultura corporal, embasado nos princípios das IM, pode se constituir em alternativa facilitadora do processo de aprendizagem.