Resumo

Ao contestar as limitações da inteligência humana numa perspectiva linear, a Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) considera a pluralidade do intelecto, em diferentes manifestações de inteligências. Baseando-se nessa teoria desenvolvemos um estudo realizado com treze estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo/Brasil. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de aquisição e manifestação do conhecimento por parte dessas crianças, foram realizadas propostas pedagógicas, por meio de situações problemas, tendo como via de acesso a estimulação da Inteligência Corporal Cenestésica. Pautando-se nos estudos das IM, as atividades foram desenvolvidas pelos professores de Educação Física e pesquisadores, em três encontros semanais nas dependências da escola, totalizando quarenta e um encontros de cinquenta minutos cada. Numa abordagem qualitativa, a análise das observações sobre o desempenho dos alunos nas soluções dadas aos problemas apresentados, somadas às entrevistas com pais e professores, fundamentou-se no Paradigma Indiciário, proposto por Ginzburg. Os dados coletados expressaram indícios de possíveis facilitações na aquisição, expressão e manifestação do conhecimento por parte desses alunos, por meio de “sinais” de favorecimento à aprendizagem. Após o período de intervenção, a motivação, a disciplina, a interação professor e aluno, a autoestima e a expressividade desses estudantes melhoraram consideravelmente. O compromisso, a criatividade e a assiduidade surgiram como indícios construídos no percurso das intervenções pedagógicas. Ressaltamos, assim, que o ensino por situações problema de elementos da cultura corporal, embasado nos princípios das IM, pode se constituir em alternativa facilitadora do processo de aprendizagem.

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