Intensidade das Aulas de Educação Física em Escola Pública e Privada Através de Medida Objetiva
Por Sabrina Fontes Domingues (Autor), Alfredo Bruno Elias Mendes (Autor), Henrique Castanheira Freitas (Autor), Bruno Pereira de Moura (Autor), Paulo Roberto dos Santos Amorim (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 19, n 2, 2011. Da página 26 a 32
Resumo
Introdução: A Educação Física (EF) Escolar é uma das principais oportunidades de acesso à prática de atividade física (AF) orientada para adolescentes. Objetivos: Quantificar e comparar as intensidades das AF praticadas na EF em escola pública (EPU) e privada (EPR), além de identificar a contribuição relativa dessas aulas para o alcance das recomendações diárias de AF (RAF). Metodologia: A amostra foi composta por 29 alunos de EPU (16,1 ± 0,67 anos) e 27 alunos de EPR (15,96 ± 0,71 anos). As intensidades de duas aulas de EF em cada escola foram verificadas através do registro da freqüência cardíaca e classificadas segundo Armstrong (1998). Utilizou-se o teste de Kolmogorov–Smirnov para testar a normalidade e Mann-Whitney entre os grupos (p ? 0,05). Resultados: Foram verificadas diferenças significativas (p