Resumo

Introdução: Para a promoção e manutenção da saúde recomenda-se a prática de atividades físicas moderadas por pelo menos 5 (cinco) dias na semana, cabendo alertar que crianças habituadas à essa rotina possuem uma maior capacidade preventiva contra fatores de risco das doenças cardiovasculares, sendo a escola, durante seu recreio escolar, instituição primordial para a promoção de saúde, pois essa hora de lazer funciona como contexto crucial para o estímulo à prática de atividades físicas. Ressalte-se, ainda, a importância do processo de avaliação da aptidão física nas escolas como forma de monitorar a relação entre atividade física, longevidade e redução de processos crônico-degenerativos dos alunos. Objetivo: compreender como e de que forma se processa a atividade física das crianças no tempo e no espaço do recreio escolar e até que ponto a intervenção de um profissional de Educação Física nesse horário de lazer pode contribuir para o aumento dos níveis de atividade física. Metodologia: amostra composta por 29 voluntários (n = 29), todos fisicamente ativos, sendo 14 (quatorze) meninas e 15 (quinze) meninos, com idade de 10,1 ± 0,6 anos, os quais tiveram sua média de frequência cardíaca aferida, antes e após intervenção durante o período do recreio escolar, através de monitor cardíaco Polar FT1. Resultados: o teste proposto não verificou diferença significativa na média da frequência cardíaca dos alunos aferida antes e após a intervenção no período do recreio escolar (p=0,85). Conclusão: o presente estudo, utilizando-se de aulas de dança como elemento interventor, não logrou êxito em elevar o nível da frequência cardíaca média (142,5 bpm) dos alunos voluntários

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