Intensidade de esforço no futebol recreativo
Por DG Moreira (Autor), PRS Amorim (Autor), JCB Marins (Autor).
Resumo
Analisar a intensidade de esforço do futebol recreativo em homens de meia idade.
Metodologia. Foram selecionados 13 sujeitos (47 ± 4,8 anos), aparentemente saudáveis, com tempo de prática médio de 21.5 ± 4,2 anos. A frequência cardíaca foi (FC) monitorada por duas partidas de futebol com 1 hora de duração (dois tempos de 30 minutos e intervalo de 5 minutos). Utilizou-se o teste t-pareado para verificar diferenças entre as FC registradas entre a primeira e segunda partida, assim como entre o primeiro e segundo tempo de jogo, com um nível de significância de p≤0,05.
Resultados: No total das duas partidas, foi encontrada uma intensidade de 80,58%, 81,81% e 81,20% da frequência cardíaca máxima (FCM) para o primeiro tempo, segundo tempo e total, respectivamente. Não ocorreu diferença entre as duas partidas e entre os tempos de jogo. A maior parte do tempo jogo aconteceu na zona de intensidade classificada como “difícil” (67%).
Conclusão: A intensidade de um jogo de futebol recreativo é alta. Existe uma boa reprodutibilidade da intensidade de jogo quando se consideram as duas partidas. Os tempos de jogos obtiveram valores de FC equivalentes.