Inter-relações diretas e indiretas entre os fatores que influenciaram o aumento do peso corporal em professores durante a covid-19: Modelagem com equações estruturais
Por Nayra Suze Souza e Silva (Autor), Camila Katheryne Santos Cangussu (Autor), Rose Elizabeth Cabral Barbosa (Autor), Rosângela Ramos Veloso Silva (Autor), Luana Lemos Leão (Autor), Lucinéia de Pinho (Autor), Marise Fagundes Silveira (Autor), Desirée Sant’Ana Haikal (Autor).
Resumo
Investigar as inter-relações entre fatores que influenciaram direta e indiretamente o aumento do peso corporal na pandemia entre professores. Inquérito epidemiológico do tipo websurvey, realizado em 2020. A variável desfecho foi o aumento do peso corporal na pandemia. Foram testadas inter-relações diretas e indiretas (mediadas pelo uso de computador). Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais. Participaram do estudo 15.379 professores. A prevalência de aumento de peso foi de 58%. O aumento do peso na pandemia sofreu influência direta do sexo feminino (β=-0.083), menor renda (β=-0.001), dos mais jovens (β=-0.002), com maior medo da COVID-19 (β=0.004) e entre os que elevaram o uso de computador (β=0.010). Em relação ao efeito indireto, a modelagem indicou que praticar atividade física (β=0.0015), apresentar maior renda (β=0.0002) e maior medo da COVID-19 (β=0.00023), ser mais jovem (β=-0.00035) e possuir diagnóstico de ansiedade e depressão (β=0.00426), quando mediados pelo uso de computador, agiram no aumento do peso corporal. O aumento de peso durante a pandemia foi bastante prevalente entre professores e sofreu influência de variáveis sociodemográficas, medo da COVID-19 e do aumento do tempo de uso de computador.