Resumo

Investigar as inter-relações entre fatores que influenciaram direta e indiretamente o aumento do peso corporal na pandemia entre professores. Inquérito epidemiológico do tipo websurvey, realizado em 2020. A variável desfecho foi o aumento do peso corporal na pandemia. Foram testadas inter-relações diretas e indiretas (mediadas pelo uso de computador). Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais. Participaram do estudo 15.379 professores. A prevalência de aumento de peso foi de 58%. O aumento do peso na pandemia sofreu influência direta do sexo feminino (β=-0.083), menor renda (β=-0.001), dos mais jovens (β=-0.002), com maior medo da COVID-19 (β=0.004) e entre os que elevaram o uso de computador (β=0.010). Em relação ao efeito indireto, a modelagem indicou que praticar atividade física (β=0.0015), apresentar maior renda (β=0.0002) e maior medo da COVID-19 (β=0.00023), ser mais jovem (β=-0.00035) e possuir diagnóstico de ansiedade e depressão (β=0.00426), quando mediados pelo uso de computador, agiram no aumento do peso corporal. O aumento de peso durante a pandemia foi bastante prevalente entre professores e sofreu influência de variáveis sociodemográficas, medo da COVID-19 e do aumento do tempo de uso de computador.

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